A eterna rivalidade entre Congos e Chinês em SJB, com muito luxo na Avenida do Samba


São João da Barra agitou no Carnaval, desde a abertura, com a presença da prefeita Carla Machado, do Rei Momo Tunicão, da Rainha do Carnaval, Israely Gomes e da Musa, Taiane Barreto, até o último minuto da folia. Depois da abertura, a Banda 2001 assumiu o palco e apresentou antigas marchinhas de Carnaval. Em seguida, a festa foi comandada pelos blocos Eu Soube e Diga Q Valeu e, na madrugada, Elymar Santos agitou a avenida do samba em cima do trio elétrico.


Prefeita Carla Machado e o vice-prefeito Dodozinho Mendonça com a Corte Real do Carnaval de SJB

Congos e Chinês – Uma multidão assistiu no domingo, na Passarela do Samba, Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Centro, o desfile das Escolas de Samba Congos e Chinês, que levaram muita alegria, beleza, luxo, e originalidade.

Com o enredo: Minha Escola do Coração, o Congos apresentou um desfile mostrando o coração desde a questão mitológica até sua inevitável relação sentimental, contextualizada no amor de uma forma geral e, em particular, na paixão de parte da população de São João da Barra pela escola.

Já o enredo “Luz, Câmera, emoção: cinema, a sétima arte”, da Escola de Samba Chinês, reviveu as várias fases da telona no Carnaval de São João da Barra, levando a emoção ao vivo com um enredo inovador, porém bastante abrangente que mexeu com o público que na verdade era o grande figurante da cena.

Com o coração na avenida, o Congos, a escola vermelha e preta, deixou explícita a dedicação dos componentes por sua escola de samba durante o desfile. O grande diferencial desse Carnaval dos Congos foram os carros alegóricos, valorizando mais a estrutura do carro e priorizando menos as esculturas.

O chinês, a escola amarela e verde, mostrou um espetáculo ainda mais belo do que nos anos anteriores. Os primórdios do cinema e o futurismo fazendo referência ao cinema moderno, além dos grandes filmes premiados e todo o glamour que envolve a festa do Oscar também foram relembrados.

Boneco Batoré

Completando 12 anos de história, o Boneco Batoré, que surgiu através de uma brincadeira de amigos, manteve a tradição do Carnaval no município. Com um desfile empolgante no domingo, o boneco recebeu a companhia do Boneco Pierri, Boneco Batorezinho, Nega Maluca e milhares de componentes que cantaram na avenida o samba do bloco, que trouxe como tema “Mensagem de paz em família”.

Outras atrações que movimentaram o domingo de Carnaval foram: no Açu, Boi Bandido e Bloco Tô no Açu e em Atafona, Bloco Borracha Fraca.

Netinho leva público ao delírio na praia campista


O cantor Netinho comandou a festa no Carnaval da Praia do Farol de São Thomé com músicas do DVD inédito “Caixa Mágica”

O Carnaval em Campos, embora sem os desfiles das escolas, blocos e bois pintadinhos, transferidos para o mês de abril por decisão das próprias entidades em comum acordo com a prefeitura, o Reinado de Momo foi embalado com muito axé, samba e gente bonita, principalmente na Praia de Farol de São Tomé. Na noite de segunda-feira, Netinho trouxe o ritmo da Bahia e incendiou o público, que vibrou com músicas inéditas, do DVD Caixa Mágica, gravado em setembro, em Aracaju, Sergipe, e que será lançado em março para todo Brasil. O cantor prometeu um show especial para os campistas, um verdadeiro “grito de Carnaval”, e cumpriu à risca a promessa. O público ficou eletrizado. Milhares de mãos para cima e pés fora do chão, num embalo que durou mais de duas horas. Tudo isso em clima de muita paz, como fez questão de ressaltar o próprio cantor quase ao final da sua apresentação.

No show, o cantor baiano misturou diversos ritmos, sempre apresentando uma coreografia muito bem ensaiada pelos bailarinos e pelo público, que acompanhava os passos. Netinho destacou o carinho que tem por Campos, cidade onde já se apresentou mais de duas vezes. Cumprimentou os expectadores, em nome da Prefeita Rosinha Garotinho, que falou por ele por telefone, lamentando o imprevisto que impediu sua presença na Aldeia do Sol. “Eu venho sempre a Campos e já cantei várias vezes aqui. Adoro o público campista, que canta e dança todas as minhas músicas, deixando todo o grupo muito a vontade. A oportunidade da prefeita Rosinha Garotinho é maravilhosa, pois proporciona ao público shows de qualidade, onde muitos deles não têm como pagar para assistir”, ressaltou o cantor, antes de iniciar o espetáculo.

Sem parar, milhares de pessoas participaram do grito de Carnaval de Netinho. “Quero parabenizar o público de Campos. Aqui de cima, vi que todos que acompanharam, participaram mesmo e não teve nem um tumulto”, disse o cantor, ao encerrar o show, por volta de 1h20.

Festa também nas localidades e distritos

O domingo de Carnaval manteve a animação dos dias anteriores nas localidades e distritos que receberam shows para animar a folia. Em Travessão, o Grupo Toque de Corda mostrou o melhor do samba para os moradores do distrito. Em Lagoa de Cima, sambas novos e antigos ganharam a bela interpretação de Lene Moraes. Ururaí entrou no clima do axé, com a Banda A Massa. Santa Maria recebeu Eliane Rodrigues. Goitacazes curtiu uma apresentação da Banda Abadá. Em Dores de Macabu, o Grupo Forró Didoido fez a festa.

Na Comunidade Tira-Gosto (TG), no Bairro da Lapa, o Grupo Tradisamba animou os moradores. A Baleeira recebeu o Grupo Preciosidade. Os shows são promovidos pela Prefeitura de Campos e servem de janela para os artistas da cidade divulgarem seus trabalhos, mostrando musica de qualidade.

Em Dores de Macabu - A Banda Forró Didoido fez a festa no segundo dia de Carnaval, no distrito de Dores de Macabu. Com a interação do grande público presente, que dançou muito, a Forró Didoido, num show de cerca de duas horas e meia, tocou cantou um repertório variado, que foi desde o forró universitário, passando pelo forró de duplo sentido até as marchinhas de carnaval.

O evento, organizado pelas Fundações Trianon e Cultural Jornalista Oswaldo Lima, fez parte da programação de Carnaval da prefeitura. Antes houve, ainda, a apresentação da Bateria da Escola de Samba Madureira do Turf. Com belas mulatas, a bateria fez um show de muita animação, tocando e cantando sambas enredos de sucesso.

Gil Paixão e Nélson Príncipe Negro arrastam multidão


Milhares acompanharam Príncipe Negro

Do Náutico ao camping, a Avenida Atlântica lotou no fim da tarde de segunda-feira, no Carnaval “Farol 2010, o sol brilha por você”. Milhares de pessoas seguiram o trio Elétrico ao som de Gil Paixão em mais de três horas de show. O grupo fez o povo dançar o som do ritmo baiano e ainda cantou músicas de blocos que desfilam na praia como Ladrões de Bagdá.

Gil Paixão também lembrou algumas músicas do repertório de Netinho, cantor que se apresenta logo mais na Aldeia do Sol. A Guarda Civil Municipal garantia a passagem do trio e a segurança dos foliões. As ambulâncias também estavam a postos, mas não foi necessário nenhum atendimento.

Nélson Príncipe Negro – Outra atração que também arrastou multidão em exibição no trio, no Farol de São Thomé, foi o cantor Nélson Príncipe Negro: milhares de foliões se divertiram atrás do trio.

SFI e Quissamã agitam os foliões


Prefeito de SFI, Beto Azevedo prestigia os tradicionais eventos de rua durante o Carnaval

Em São Francisco de Itabapoana a Folia de Momo foi marcada por shows e a passagem dos blocos, que tomaram as principais ruas das praias de Santa Clara, Guaxindiba e Barra do Itabapoana. Em Santa Clara a folia começou à tarde, com a Banda Os Piratas, que de cima do trio elétrico Folião arrastou ainda “Amigos da Farra” e “Bloco Folia”. Já à noite, DJ Branco e o trio elétrico Jubiraca transformaram a avenida principal em pista de dança para os blocos Jubiraca, É tudo nosso e Vai lá.

Em Guaxindiba houve show do cantor Alécio Fagundes e arrastão dos blocos Pa-Pim-Pow, Aquele Peixe e Louro Sujo. Cerca de 500 pessoas acompanharam o Bloconhaque pela avenida principal na localidade de Barra. O bloco foi fundado há oito anos por um grupo de amigos que gostavam de beber conhaque.

Boi Pernambuco é atração em Gargaú

Em Gargaú, o Boi Pernambuco arrastou mais de 10 mil seguidores até a praça dos quiosques durante o domingo. Antes do desfile pelas ruas, os foliões participaram de um churrasco comunitário regado a cerveja e “Catiropau”, uma bebida tradicional que tem como ingredientes: canela, refrigerante de laranja, cachaça e limão. Na ocasião, foram distribuídas camisas com o nome do bloco.

O bloco foi fundado por Filinho Romão há mais de 70 anos. Naquela época o boi era acompanhado de viola, pandeiro e repentistas, que declamavam seus versos durante o percurso. Atualmente segundo o ex-presidente do boi Salvador Sérgio Pereira Manhães, o Badô, muita coisa mudou. “Para não deixarmos morrer a tradição, os mais antigos ainda recitam versos, só que agora antes do bloco sair. Agora tem trio elétrico para acompanhar o boi. Gravamos até CD com samba enredo”, salientou Badô.

Na opinião do atual presidente do boi, Amaro Vancredo, apesar de algumas mudanças a essência do “Pernambuco” foi mantida. “Nosso boi é o mais popular e antigo de Gargaú. É o único gratuito. Aqui nossos foliões comem, bebem e ganham camisas, nos outros tudo é pago”, ressaltou Vancredo.

Destaque nas praias

O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, acompanhado da primeira-dama, Romênia Azevedo, secretários e vereadores, estiveram nos desfiles e comprovaram a alegria e o entusiasmo dos foliões durante a apresentação dos blocos.

Na Praia de Manguinhos o sucesso foi o Bloco L’amore, que levou moradores e turistas a dançarem. Conhecido pelo seu estilo próprio de se apresentar, “L’amore” guarda uma forte tradição familiar nos seus 28 anos de existência. Neste ano, o bloco sustentou o tema de seu enredo “Estudar e ler, arte do saber” e durante sua apresentação distribuiu livros didáticos para os foliões.

Já na Praia de Guaxindiba, o bloco Louro Sujo animou o fim da tarde na Praça do Bar do Tubarão, saindo em arrastão pela Avenida Atlântica. A atração do início da noite foi o Bloco Aquele Peixe, que promoveu um verdadeiro arrastão de três horas, percorrendo a rua principal da praia.

Em Barra do Itabapoana, a festa ficou por conta do tradicional Bloco Mama na mula, que levou para as ruas muita gente bonita. Foram quase quatro mil pessoas que estilizados para a ocasião, se divertiram muito ao som de marchinhas antigas de Carnaval. Às 20h, o Boi Tradição se apresentou junto à banda de bateria formada por alunos da rede escolar de ensino. Todos deram um verdadeiro show de apresentação. Ao encerramento, já na madrugada, foi a vez da Banda Som de Verão e DJs, que fecharam a festa em alto estilo.

Quissamã conhece hoje a campeã do Carnaval 2010


Em Quissamã, desfiles das Escolas de Samba empolgaram os foliões

A Avenida Barão de Vila Franca, no Centro de Quissamã, recebeu uma ornamentação especial para se transformar na passarela do samba durante a folia. O ponto alto da festa aconteceu com o desfile das escolas de samba, na noite de domingo. O público lotou as arquibancadas montadas ao longo da avenida e vibrou muito com as apresentações. A apuração acontece hoje, às 10h, no Centro Cultural Sobradinho, no Centro. A escola campeã vai ganhar um troféu e um acréscimo de 10% do valor da subvenção para o desfile do próximo ano.

No camarote das autoridades, o prefeito Armando Carneiro recebeu secretários municipais, vereadores, a imprensa e representantes da sociedade quissamaense. Do outro lado da rua, em um camarote especialmente montado para a avaliação, a presidente da Fundação de Cultura e Lazer, Alexandra Moreira, recepcionou os jurados.

A primeira escola a entrar na avenida foi a Acadêmicos de Piteiras, por volta das 22h. Com 250 componentes, a escola teve como enredo “O Arco Íris”. Logo depois foi a vez da Império de Quissamã, com 200 integrantes e tendo como tema “Ó xente, o império é minha paixão e o nordeste, nossa história”. Na sequência foi a vez da Unidos de Santa Catarina, com 300 componentes e apresentando “Machadinha, a história de um povo”. Finalizando o desfile, a Acadêmicos de Caxias abordou “Amazonas, um grito de socorro”, com 250 participantes.

Cada escola teve 55 minutos para atravessar a avenida até a dispersão, na esquina da Avenida Barão de Vila Franca com a Rua Comendador José Julião. Foi dado um prazo de preparação de 20 minutos de tolerância entre um desfile e outro. As agremiações, obrigatoriamente, também tiveram que apresentar 15 ritmistas, quatro baianas agrupadas, três alegorias e seis componentes de comissão de frente. Foram proibidas as exibições de animais vivos e integrantes nus ou com a genitália à mostra. Em relação a menores de idade, foi exigida a apresentação do alvará de autorização do Juizado da Infância e Juventude.

Seis jurados analisaram o desfile e foram responsáveis pelas notas. No quesito bateria, a performance foi observada pelo músico e professor de música Carlos Alves. Na evolução, o músico e professor de música Caius Marins. O samba-enredo ficou com Márcia Estulano. Analisando a fantasia, a jornalista Patrícia Daldegan. As notas de mestre sala e porta-bandeira ficaram com João Carlos, que é dançarino e professor de dança. E a comissão de frente teve como jurada a jornalista Cláudia Eleonora Ribeiro.

O prefeito Armando Carneiro elogiou a organização do desfile. “É uma festa muito bonita. Os quissamaenses demonstram muita alegria em participar. Tanto as escolas, como todos os envolvidos no Carnaval de Quissamã estão de parabéns por proporcionar esse belo espetáculo que assistimos aqui na avenida. Tudo ocorreu dentro do esperado, em um clima de muita harmonia, segurança e divertimento”, disse Armando Carneiro.

Blocos também fazem a festa

No sábado, depois de uma concentração que durou mais de duas horas, o “Meu bem vou ali e já volto” abriu a festa em Quissamã. Com 11 anos de tradição, o bloco arrastou uma multidão com seu trio elétrico.

O desfile começou por volta das 23h. “Adoramos vir para cá, fazemos isso há sete anos”, disse Maria Conceição Walfride, acompanhada do marido Moisés Ribeiro Venâncio e dos dois filhos.

A família, que mora em Realengo, no Rio de Janeiro, não pensa duas vezes antes de escolher Quissamã como roteiro no Carnaval. “Aqui nos sentimos seguros, protegidos. Podemos nos fantasiar e brincar com tranqüilidade”, afirmou Moisés Ribeiro.

Logo depois do “Meu bem vou ali e já volto”, passou pela avenida o Bloco do “Quissa Folia”, com Nélson “Príncipe Negro” animando os foliões no trio-elétrico. Para fechar a noite, o trio-elétrico fez o caminho de volta, na Avenida Barão de Vila Franca, desta vez com a Banda Sedução.