Multirão de limpeza em Jurubatiba



Foto
Mais de 160 alunos da rede de ensino de Quissamã participaram, na última semana, da limpeza da orla da praia de João Francisco e no entorno das lagoas do Amarra-Boi e da Garça. Foram recolhidos embalagens, sacos plásticos, restos de brinquedos, tampas de garrafa, entre outros materiais, totalizando 67 quilos de lixo e 10 pneus.

A limpeza da praia foi uma das atividades comemorativas do aniversário dos 12 anos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e contou com a presença de estudantes de oito a dezoito anos. “A limpeza, que tem a participação da comunidade estudantil, é uma atividade que dá muitos resultados, É também prazerosa, democrática e uma forma de integrar as pessoas com o Parque, além de promover um eficiente trabalho de educação ambiental”, afirmou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Ricardo Pedruzzi.

“É importante que todos os jovens da cidade saibam como funciona essa unidade de conservação, e que a partir do dia 29 de março – dia da solenidade oficial de aniversário de Jurubatiba – alguns passeios, como barco e bugre, estarão liberados para serem realizados através de autorização precária concedida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)”, disse o secretário.

Alguns cuidados básicos foram observados para a realização correta do trabalho: as escolas orientaram os alunos sobre o uso de filtro solar, bonés e óculos escuros. Foram distribuídas luvas para que os estudantes não tivessem contato com o material recolhido. Além disso, todos receberam água durante o percurso, para manter a hidratação adequada.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Haroldo Cunha, a população está cada vez mais consciente da beleza do Parque e do potencial turístico que o local oferece. Ele está animado com as perspectivas que a autorização precária (ou seja, temporária, por período experimental, com vistas a se tornar permanente) dos passeios em Jurubatiba. “Hoje em dia temos a clareza desta equação que é boa para a população e para o meio ambiente: preservação somada ao turismo responsável resulta em desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Nos últimos cinco anos, sempre no mês de setembro, uma ação de limpeza da praia sempre é promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente como comemoração ao Dia da Limpeza do Litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário