Presidente da FCJOL anuncia projetos para 2014




2014 chega com muitos desafios para a Prefeitura de Campos na área cultural. Projetos ousados estão na pauta. Teatro, TV, cinema, dança, literatura, música, entre outras manifestações artísticas, vão compor as ações culturais que serão desenvolvidas ao longo do ano. No início da semana, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, anunciou a criação de duas escolas: a de TV e Cinema e a de Carnaval. 


De acordo com Patrícia, o plano de trabalho da Companhia de Dança e da Orquestra Sinfônica Municipal também foi ampliado. Os alunos receberão figurinos e outros incentivos que auxiliarão no crescimento profissional dos jovens. A Superintendência de Igualdade Racial está com inscriões abertas para 1.200 vagas para quem deseja se preparar para o mercado de trabalho, incluindo as pessoas que nunca tiveram alguma experiência profissional.

Em março começa a programação pelos 179 anos da elevação de vila à categoria de cidade. Em abril será a vez de concentrar atenções para o carnaval fora de época, o Campos Folia 2014, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto. No mesmo espaço, porém no mês de maio, acontece outro evento de grande porte: a Bienal do Livro. A 8º edição da maior feira literária do interior do Estado do Rio de Janeiro, este ano, vai homenagear o ilustre escritor campista José Cândido de Carvalho. O Departamento de Literatura da Fundação, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes vem realizando palestras sobre a vida e obra do escritor, para que os professores desenvolvam atividades com os livros do autor. 

Serão realizados, ainda este ano, os Festivais de Bandas de Garagem, Dança, Cultura Urbana e Samba. A novidade é a realização do Festival Nacional de Teatro. Na área do patrimônio, o Arquivo Público Municipal dará início ao trabalho de restauração dos altares de Santo Miguel e Nossa Senhora das Dores, devolvidos para a prefeitura a partir da decisão judicial proferida pela 30 Vara Cível do Rio de Janeiro. Os altares estavam sob tutela do Museu Histórico Nacional, e foram encontrados pelo Iphan, em um antiquário.

Museu e casas de cultura terão exposições e Trianon reabre em março 

O Museu Histórico de Campos, na Praça São Salvador, está preparando uma exposição especial sobre o aniversário da cidade. Todos os meses haverá uma exposição. Para quem está sentindo falta dos espetáculos do Trianon, a boa notícia é que o teatro abre temporada em março e a agenda está repleta de espetáculos, entre musicais e apresentações de dança e vários outros gêneros. A intenção é contemplar todas as modalidades culturais. Em 2014, será inaugurado o novo Teatro de Bolso Procópio Ferreira e será aberto para as produções locais, conforme orientação da Prefeita Rosinha Garotinho. 

A Casa de Cultura Antônio Silva prepara uma exposição sobre a vida do poeta que dá nome ao espaço, localizado no distrito de Conselheiro Josino. Várias atividades também serão desenvolvidas na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, que fica em Goitacazes, na Baixada Campista.

Em relação ao Verão da Família, Patrícia ressaltou que a programação não é composta somente de shows. - Na Tenda Cultural são realizados espetáculos infantis, oficinas de artesanato, apresentações musicas, stand up comedy, recreação infantil - enumerou, destacando o envolvimento de diversas secretarias na programação de verão.

E por falar em programação, na sexta-feira (28), com a banda Carrossel de Emoções, começa a ser desenvolvida a agenda de carnaval, que foi divulgada esta semana. No último final de semana de programação, a banda Cheiro de Amor anima o público sob o comando da pernambucana Vina Calmom. O show acontece no sábado (08), às 22h, na Aldeia do Sol. No domingo (09), o cantor Luan Santana fecha o Verão da Família.

Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário