Exposição “Bandas musicais - História, Tradição e Legado” no Museu Histórico




Foi aberta no Museu Histórico de Campos, a exposição temporária intitulada “Bandas musicais - História, Tradição e Legado”. A mostra é composta por fotos antigas e atuais das bandas, instrumentos musicais, estandartes, flâmulas e prêmios que as bandas receberam no decorrer de sua trajetória.  A intenção da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima é mostrar a tradição cultural e popular das bandas antigas da cidade, consideradas patrimônios culturais.

Na exposição estão representadas as chamadas “bandas centenárias”, que são testemunhos e guardiões da história musical da cidade, como as Sociedades Musicais Lira de Apolo (de 1870), Euterpe Sebastianense (de 1903), Lira Conspiradora Campista (de 1882), Operários Campistas (1892) e Lira Guarani (1893), que foram reconhecidas em 2009, com o Título de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro; além das Bandas Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores, de Dores Macabu; Sociedade Musical Lira Santo Amaro, Sociedade Musical Lira São José e Sociedade Musical Nossa Senhora da Penha.

A exposição pode ser visitada pelo público até o próximo dia 30, de terça a sexta, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h. O Museu Histórico de Campos está localizado na Praça São Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário